Com uma comunidade de utilizadores que já ultrapassa os 400 milhões em todo o mundo, o Instagram é actualmente a principal plataforma de Marketing Visual utilizada pelas empresas, desde micro-empresas às gigantes mundiais.

A última actualização do algoritmo realizada pelo Instagram (os posts são exibidos com base no engagement e não por ordem cronológica) significa que os anúncios pagos e o marketing por influência tornaram-se mais importantes que nunca.

O Marketing de Influência é nada mais, nada menos que o “boca-a-boca” que já tanto ouvimos falar, mas que ganhou uma nova importância com as Redes Sociais.

Hoje, o Marketing de Influência passa por pedir a colaboração de pessoas com muitos seguidores e elevado engagement nas Redes Sociais para o ajudar na promoção do seu produto ou empresa de uma forma mais real e orgânica. Desta forma o utilizador receberá a opinião de alguém em quem confia e que tem gostos idênticos aos seus.

Um influenciador não tem de ser necessariamente uma figura pública tradicional. Muitos influenciadores são personal trainers, chefs de cozinha, fotógrafos ou bloggers com gosto por moda que aproveitam o Instagram para publicar fotografias de boa qualidade sobre os seus temas de eleição.

5 dicas para utilizar o Marketing de Influência no Instagram:

  1. Escolha influenciadores relevantes com características do seu público-alvo e com uma enorme preocupação com a qualidade de imagens que publica
  2. Dê liberdade criativa ao influenciador
  3. Crie um briefing de imagens para que ele perceba as suas ideias e a sua empresa
  4. Crie um plano, em conjunto com o influenciador, de publicações e por ordem cronológica
  5. Partilhe a publicação do influenciador também no Facebook